top of page
Foto do escritorFernando Silvestre

Aves


As aves fazem parte do grupo dos animais vertebrados, especificamente, da superclasse dos tetrápodes, ou seja, que possuem quatro membros. Além disso, são Ovíparos, Endotérmicos e graças a sua homeotermia, utiliza da queima de energia para conseguir manter sua temperatura corporal. Esta característica possibilitou a disseminação das aves em quase todos os ambientes terrestres, como por exemplo os pinguins que vivem sob temperaturas congelantes para os seres humanos. As aves possuem as penas como característica exclusiva. As penas têm diversas funções, dentre elas o auxílio na aero dinâmica e estabilização no voo e como isolante térmico.

O sistema circulatório das aves é completo e duplo, ou seja, seu sangue circula através de um coração que é dividido em uma metade que é irrigada com sangue venoso e a outra que bombeia sangue rico em oxigênio.

No sistema respiratório, o ar transita entre os sacos de ar e os pulmões de forma a fornecer oxigênio rapidamente aos tecidos. Ambos os órgãos (pulmões e sacos de ar) são de vital importância para o funcionamento desse sistema e para o metabolismo das aves.

O sistema digestório desses animais é completo. Inicia-se a digestão quando o alimento é engolido, em seguida atravessa a faringe e o esôfago, passa pelo papo, proventrículo, e então chegam à moela, onde os músculos são extremamente fortes e trituram o alimento. Após ocorre a absorção de nutrientes e a excreção do que não foi aproveitado pela cloaca e o sistema urinário.

A reprodução é feita através de ovos, os quais são geralmente colocados em ninhos devido ao peso. Os ninhos mais comuns são feitos de galhos caídos que são encontrados. Apenas fêmeas fertilizadas podem gerar ovos que possuam vida dentro. Além disso, uma característica importante dos ovos é de que eles devem ser constantemente aquecidos durante o desenvolvimento interno do filhote.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page