top of page
Foto do escritorFernando Silvestre

Anfíbios

Os anfíbios são animais que vivem ou no ambiente terrestre ou no ambiente aquático. São vertebrados, ou seja, apresentam vertebras e eles apresentam um forte vínculo com a água pois precisam manter a pele úmida e geralmente sua fecundação ocorre na mesma.

A maioria dos anfíbios vive em água doce, e apresentam essas principais características:

  • Pele permeável

  • Pulmões onde ocorrem trocas gasosas

  • Coração, com dois átrios e um ventrículo, o que aumenta a eficiência de transporte de sangue;

  • Uma membrana que vibra com o som e remete estímulos para as estruturas nervosas do ouvido, o TIMPANO

  • Pálpebras que protegem os olhos e realizam limpam o mesmo

  • Patas bem definidas.

Esses bichinhos apresentam uma digestão no estômago e no intestino e mesmo podendo ter duas fileiras de dentes, os anfíbios não mastigam suas presas, também capturadas pela língua dele, que “gruda” pequenos insetos e ajuda na lubrificação do trato para facilitar o processo.

A pele deles absorve a água necessária para eles (eles não ingerem água como nós), que também faz trocas gasosas entre o sangue e o ar, sendo assim, lisa, permeável, vascularizada e rica em glândulas, estando sempre úmida. No caso dos sapos, eles possuem glândulas que liberam veneno para protegê-los de predadores assassinos e comedores de sapinhos.

A respiração deles ocorre pela pele, a mucosa da boca e pelos pulmões, que são dois sacos sem divisão interna. Na fase larval respiram por meio de brânquias, quando se encontram ainda no ambiente apenas aquático.

Eles se reproduzem de forma sexuada e normalmente a fecundação ocorre no meio externo, onde o macho despeja espermatozoides sobre os óvulos que a fêmea eliminou na água, desenvolvendo embriões em forma de larvas, que passam pela metamorfose e originam os adultos.

Grupos:






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page