top of page
Foto do escritorFernando Silvestre

Equinodermos

Filo de animais marinhos, divididos em cinco classes, são revestidos por uma epiderme fina com espinhos calcários. O esqueleto é feito proteínas e cristais de carbonato de cálcio, chamado de endoesqueleto por ser interno. Como estruturas móveis, existem, ademais dos espinhos, as pedicelárias, similares a pinças que tem a finalidade de remover outros organismos do equinodermo para que ele fique sempre limpo. Além disso, possuem pés ambulacrais, que servem para movimentação e alimentação.

Classificação:

● Asteroidea: estrelas-do-mar. Corpo achatado, em forma de estrela, geralmente têm cinco braços. A boca e os pés ambulacrais ficam voltados para baixo e o ânus voltado para região superior. São predadores.



● Echinoidea: ouriços e bolhachas-do-mar. Corpo circular, achatado ou redondo, sem braços. Boca para baixo e ânus na região superior. Pés por todo o corpo, que assim como os espinhos, auxiliam na locomoção. Alimentação de algas e detritos orgânicos.



● Holothuroidea: pepinos-do-mar. Corpo alongado e macio, sem braços. Boca em uma das extremidades, rodeada por tentáculos, e no lado oposto o ânus. Os pés, distribuídos ao longo do corpo, servem para locomoção. Alimentam-se de detritos orgânicos.



● Crinoidea: lírios-do-mar. Corpo em forma de taça, braços que lembram plumas. Alguns vivem fixos e outros nadam. Boca e ânus na região superior. Alimentam-se de plâncton e detritos orgânicos.



● Ophiuroidea: serpentes-do-mar. Corpo achatado, braços separados um dos outros, ligados em um disco central. Boca voltada para o substrato e não possuem ânus. Movem-se com os braços e têm alimentação baseada em moluscos, crustáceos e detritos orgânicos.


Sistema Hidrovascular/Ambulacral: exclusividade dos Equinodermos. Formado por tubos e ampolas de paredes musculares e os pés ambulacrais. Esse sistema serve para locomoção, percepção do ambiente, alimentação e respiração. Possui esse nome, pois os tubos, pés e ampolas são preenchidos por água do mar, funcionando com a pressão da água e regulada pela musculatura das paredes.

Sistema Digestório: é completo e ocorre de maneira diferente dependendo da classe. Os ouriços-do-mar possuem cinco dentes calcários na boca eliminam os dejetos pelo ânus. As estrelas-do-mar projetam seu esôfago pela boca, secretando muco e enzimas na presa, os resíduos são eliminados pela boca, o ânus é pouco funcional. As serpentes-do-mar têm esse sistema pouco desenvolvido, somente possuem um esôfago de fundo cego.

Respiração e Excreção: varia dependendo da classe, ocorrem por brânquias, pelo sistema hidrovascular, por árvores respiratórias e/ou por papilas respiratórias, similares as brânquias.

Sistema nervoso e sentidos: consiste em um anel nervoso ao redor da boca, da qual saem cinco nervos radiais.

Reprodução: são dióicos e a fecundação externa, as gônadas se abrem e se encontram na água. O desenvolvimento é indireto, tendo uma ou mais fases larvais.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exercícios Equinodermos

1)c 2)b 3)c 4)d 5)c 7) a) Planária, estrela-do-mar (fases larvais) e bolacha-da-praia (fase larval) possuem simetria bilateral; já...

Comments


bottom of page