1)
Casca: Proteção do embrião contra impactos e organismos invasores, além de evitar perda de água e ser fonte de cálcio;
Membrana da casca: Também protege da desidratação.
Córion: Proteção para o saco vitelínico e embrião. Nos répteis une-se com o alantoide e exerce funções respiratórias fazendo trocas gasosas.
Vitelo: Reserva alimentar.
Alantoide: Depósito de excrementos, realiza troca gasosas e transfere o cálcio da casca para o embrião.
Âmnio: Proteção contra impactos e mantém o embrião úmido.
2.
Há uma separação clara da gema e clara, sendo a clara transparente e a gema tendo um tom amarelo alaranjando, a clara é mais aguada.
Na visão mais aproximada que consegui a casca parecia uniforme, com pequenas ranhuras em toda superfície, a uniformidade e rigidez aponta uma boa impermeabilidade.
A composição química da gema são principalmente os lipídeos (32 a 35%) e as proteínas (16%), e em menores quantidades os carboidratos e os minerais.
O ovo cozido tem a clara e gema mais sólidas e rígidas do que no béquer, além disso há uma mudança de coloração principalmente na clara que de transparente se tornou branca. Esse processo ocorre devido a desnaturação das proteínas da clara, uma mudança ou destruição da estrutura das proteínas presentes na clara devido a alta temperatura, principalmente a albumina. Também possui conalbumina, ovomucóide, ovomucina, avidina, lisozima, lipovitelina, fosfovitina e livitina.
Comments