O Filo dos cordados se constitui de três subfilos: cefalocordados, urocordados e os craniata (vertebrados). Este post apresenta as características gerais do filo. Os cordados são unidos principalmente por características que compartilham na fase embrionária, podendo se divergir na fase adulta, como ocorre na maioria das características em relação aos vertebrados e os outros filos. Possuem simetria bilateral assim como os equinodermos que a possuem na fase embrionária e são deuterostômios.
Todos estes compartilham as seguintes sinapomorfias:
Notocorda:
A notocorda surge no desenvolvimento embrionário, podendo permanecer durante toda a vida ou ser substituída na fase adulta do indivíduo. Ela tem forma de haste, sendo a principio oca, mas depois preenchida por duas camadas, bainha fibrosa e bainha elástica, definindo o eixo do embrião. Serve de sustentação para o embrião e para os grupos que a mantem, também serve de estrutura para os músculos se apoiarem no nado. Nos vertebrados ela serve de base para a formação da coluna vertebral. Tem papel também em induzir a formação de outras estruturas como o tubo neural oco dorsal.
Tubo neural oco dorsal: Estrutura tubular oca que sera responsável por formar o sistema nervoso periférico e central. Induzida pela notocorda como já mencionada.
Fendas faringianas: Aberturas na faringe que exercem diversas funções na respiração e nutrição. Nos animais aquáticos ela persiste por toda vida, já nos terrestres pode se transformar na mandíbula, parte do pescoço e artéria aorta.
Coração ventral: Circulação por meio de vasos pulsantes responsáveis pela distribuição de sangue oxigenado, o coração com câmaras só surge nos vertebrados.
Miômeros em forma de W: A musculatura dos cordados é segmentada em forma de V, segmentada por ser separa por uma membrana de tecido conjuntivo, miossepto.
Cauda pós-anal: Os cordados possuem um prolongamento do corpo após o anus sustentado pela notocorda. Ela também é revestido como o resto do corpo por segmentos musculares, o que garante locomoção em meio aquático, se mantendo após a fase embrionária para os cordados que vivem neste meio, além disso tem utilidade para alguns que vivem em ambiente terrestre também, como mecanismo de equilíbrio ou um quinto membro.
Comments