top of page
Foto do escritorFernando Silvestre

MAMÍFEROS


Os mamíferos são animais vertebrados pertencentes ao Reino Animalia, estima-se que existam mais de 5 mil espécies de mamíferos, que podem ser encontrados em praticamente todos os biomas do planeta. São animais terrestres, aquáticos e voador.

Eles podem ser encontrados nos quatro cantos do planeta e isso acontece porque muitos mamíferos vivem em sociedades e dedicam cuidado aos seus filhotes até que eles se tornem independentes.

Além disso, muitos mamíferos foram domesticados pelo homem e hoje convivem com os mesmos, tendo como exemplo o melhor amigo do homem, o cachorro.

Os mamíferos são caracterizados principalmente pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas.

A quantidade de pelos no corpo muda de acordo com a espécie. O pelo tem a função de um isolante, dificultando a dissipação do calor da superfície da pele para o ambiente. Essa característica permite que a temperatura corporal dos mamíferos se mantenha constante.

A sua temperatura corporal se mantém constante também em razão de sua pele, formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, onde se encontram glândulas sebáceas e sudoríparas que auxiliam a regular a temperatura.

A sustentação do corpo é feita por um endosqueleto totalmente ossificado com cabeça, tronco e quatro patas (exceto cetáceos) com até 5 dedos, em espécies quadrúpedes (a maioria) e outras bípedes, (cangurus e homem).

Os mamíferos apresentam uma diversidade na forma de se alimentar. A presença de dentes auxilia para que possam explorar diversos tipos de alimentos.

Os carnívoros tem dentes caninos bem desenvolvidos e sua dieta se baseia no consumo de proteína e lipídios.

Já os herbívoros possuem dentes caninos rudimentares ou ausentes e os molares bem desenvolvidos, se alimentam de vegetais e apresentam adaptações para a digestão de celulose.

Por fim, os onívoros, que caracterizam um meio termo entre as dietas, sendo a mais diversificada dentre as três, já consome alimentos de origem animal e vegetal.

Os mamíferos exibem um tronco com costelas acopladas ao esterno, formando uma caixa torácica que lhes proporciona os movimentos respiratórios devido à presença do diafragma

A respiração dos mamíferos é pulmonar e isso ocorre mesmo com os mamíferos aquáticos.

O sistema circulatório é fechado, incluindo o coração com quatro câmaras. Além disso, não há mistura entre o sangue venoso e arterial.

Já o sistema nervoso dos mamíferos é extremamente complexo e o mais avançado de todos os vertebrados. O cérebro dos mamíferos é proporcionalmente maior que dos outros animais, permitindo uma inteligência maior.

Em relação ao sistema reprodutor, os sexos são divididos em machos e fêmeas e a reprodução é sexuada.

Boa parcela dos mamíferos apresenta períodos de reprodução definidos e sua fecundação é interna. Depois do nascimento, os filhotes recebem o leite materno produzido nas glândulas mamárias das mães.

O tempo de gestação e a quantidade de filhotes originados a cada ciclo reprodutivo varia conforme a espécie.

Os mamíferos podem ser classificados, em relação ao habitat, em aquáticos e terrestres.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page