1) A prática do cultivo de ostras é chamada de Malacocultura ou de forma menos conhecida como Ostreicultura. O Brasil não tem muito destaque mundo a fora com relação a essa nessa atividade, porém , ainda sim, na região do litoral do Sul do país encontram-se as “Fazendas Marinhas”, onde ocorre uma maior produção, principalmente Santa Catarina. A Malacocultura movimenta o mercado culinário nessas regiões e pode trazer grande rentabilidade aos produtores que a priorizarem. Além disso, o material e a obtenção dos animais têm baixo custo, basta saber procura-las. Outro benefício é de que o cultivo de Moluscos traz chances de conquistar a escala da indústria, ao contrário da pesca artesanal. Um grande facilitador dessa atividade é a costa litorânea brasileira, que apresenta potencial para o desenvolvimento de ostras por toda sua extensão. Para o homem, especificamente, as ostras são muito benéficas devido ao seu grande poder nutritivo, por comportar cálcio, fósforo, ferro, iodo e vitaminas A, B1, B2, C e D. Possui, também, proteínas e zinco, mineral relevante na fertilidade masculina, o que faz leva à ostra ser u bom estimulante sexual e ser utilizada em suplementos e afrodisíacos. Além de tudo isso a ostra ajuda no combate de anemias e recompõe os nutrientes daqueles que sofrem de tuberculose ou osteoporose, por exemplo.
2) Os Moluscos em geral são muito utilizados como alimento para os seres humanos por fornecerem proteína e são bastante comuns na culinária litorânea brasileira. Moluscos bivalves, como as ostras, produzem as pérolas, que tem grande valor comercial. Por fim, os moluscos também apresentam uma relevante importância ecológica. Os mexilhões e as ostras filtram a água do mar capturando partículas para se alimentarem. Por isso, podem acumular certas substâncias poluidoras dentro de seu organismo, como metais pesados, o que as torna bons indicadores de poluição ambiental.
3)
4) Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies (mais ou menos 100.000). São animais triblásticos, celomados e protostômios. Têm simetria bilateral, corpo mole e são normalmente protegido por uma concha que eles mesmos produzem. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais também localizam-se na cabeça, como os olhos. Sensores químicos também estão presentes nos moluscos e permitem pressentir a aproximação de inimigos naturais, quando o molusco rapidamente fecha sua concha, colocando-se protegido. O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos. Com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. O restante dos órgãos está na massa visceral. Nela, estão os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor. Ao redor da massa visceral, está o manto, responsável pela produção da concha.
5) A questão 5 foi feita uma tabela no documento de word anexado abaixo.
Comments