top of page
Foto do escritorFernando Silvestre

Répteis

Reconhecidos representantes deste grupo são as serpentes, crocodilos, lagartos e tartarugas. Os répteis, que vem do latim para que se arrastam foram os primeiros vertebrados a se adaptar completamente a vida terrestre, por em contraste com os anfíbios terem uma pele que evita a perda de água e não dependerem dela para trocas gasosas, tendo pulmão desenvolvidos, além de um sistema de excreção que não libera água os permitindo viver até mesmo em desertos.


São pecilotérmicos, não conseguindo manter a temperatura corporal constante tendo de recorrer a estratégias para se adaptar ao tempo. Sua pele é praticamente impermeável, rica em queratina e fornece proteção em alguns casos. Seus pulmões como mencionados são mais desenvolvidos que os anfíbios, também possuem em sua maioria um coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos, tendo circulação dupla e incompleta. Seu sistema digestório também é completo e são em maioria carnívoros.


Seus órgãos sensoriais lhes permitem sentir gostos e cheiros, não possuem visão privilegiada mas tem pálpebras e membranas nictitante. As serpentes também possuem uma estrutura chamada de fosseta loreal, com propósito predatório de perceber presas pelo calor emitido por elas.


Quando a reprodução, a fecundação é interna. São ovíparos, tendo algumas cobras e lagartos ovovivíparos. Os ovos possuem cascas córneas ou calcarias para impedir a permeabilidade.


Possuem quatro ordens principais:


Chelonia: Tem como característica marcante escudos e plastrões, um grande trunfo defensivo. Como exemplo temos tartarugas, cágados e jabutis.




Crocodilia: Tem o corpo revestido por placas córneas, além das cavidades do coração completamente separadas. É o caso dos crocodilos e jacarés.




Squamata: Corpo recoberto de escamas, como cobras e lagartos.




Rhynchocephalia: Considerados primitivos, possuem revestimento de escamas córneas.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page