O Reino Protoctista é formado por organismos eucariontes representados pelos protozoários e pelas algas. O Reino dos Protistas é um Reino polifilético, ou seja, as espécies presentes nele descendem de ancestrais diversos, ao contrário dos demais Reinos, que possuem uma descendência em comum, ou seja o agrupamento dos indivíduos desse Reino é totalmente artificial, apenas agrupando-os por serem os primeiros seres eucariontes a habitar a Terra.
Esses seres têm uma imensa responsabilidade e importância ecologicamente falando, pois produzem em torno de 90% do oxigênio que temos na Terra, sendo também a base da cadeia alimentar aquática. O fitoplâncton emite para atmosfera um gás dimetil-sulfeto (DMS), que é responsável pela formação de nuvens, desempenhando um papel importante no clima terrestre. O excesso de algas indica desequilíbrio ecológico (eutroficação). Também desempenham papel importante economicamente falando, pois dos mesmos se preparam diversos medicamentos e alimentos porque apresentam alto teor de vitaminas, proteínas e sais minerais, assim movimentando a economia.
No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção. São em grande maioria seres aquático que vivem em mares, rios, aquários, tanques e etc., sendo um grupo de eucariontes com 20 mil espécies microscópicas que em alguns casos e espécies podem ser vistos a olho nu. Denomina-se pseudópodes, os rizópodes ou sarconídeos, protozoários que se movem por anexos ou expansões do citoplasma. Auxiliam também a nutrição do ser.
Nesses seres, o material genético são os próprios cromossomos, e seu citoplasma se divide em duas partes distintas: uma externa, o ectoplasma, e outra interna, o endoplasma. Tem também organelas e granulações responsáveis pelas atividades vitais dos protozoários são encontradas no endoplasma. Esses protozoários se reproduzem de forma assexuada por meio de divisão binária.
Podem ser flagelados, que podem ter vida livre, ser parasitas e mutualísticos. Reproduzem-se assexuadamente por bipartição longitudinal. Já os ciliados são os que se movem pelos cílios. Possuem dois núcleos responsáveis por funções vegetativas e funções genéticas, são esses respectivamente: macronúcleo e micronúcleo.
Os Proctistas se reproduzem de forma sexuada e assexuada, tendo a assexuada por meio de divisão binária ou bipartição longitudinal e a sexuada por conjugação, que consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e troca de material genético dos micronúcleos.
DIVISÃO:
Protozoários ameboides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.
Protozoários flagelados – locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.
Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios. Esse é o único grupo que mantém a classificação tradicional.
Protozoários apicomplexos, ou esporozoários – não possuem estruturas locomotoras e, em algum estágio do ciclo de vida, apresentam uma estrutura proeminente: o complexo apical. Muitas dessas espécies formam esporos.
Comments