<Imagem disponível em http://julayu.blogspot.com/2015/03/reino-metafita.html>
O cladograma apresentado acima mostra o esquema evolutivo do reino metáfita, que compartilha um ancestral com as Algas Verdes não mostrado. Dentro do reino o mais antigo é as Briófitas, que existem até os dias atuais, mas também evoluíram para as demais divisões.
Existem características comuns a todo o reino, plesiomorfias herdadas do mesmo ancestral, dentre elas estão a presença de clorofila A e B, são eucariontes, parede celular, autotróficas, matrotrofia(o embrião é retido no corpo da mãe) e embrião maciço.
Briófitas:
-Não apresentam vasos condutores em sua estrutura;
-Rizoide, Cauloide e Filoide; -Costumam ser de pequeno porte e se alocam em lugares úmidos e escuros; -Apresentam filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; -Apresentam estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese; -Musgos e hepáticas são os principais representantes das briófitas; -Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados; -Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis com flagelos, os anterozoides, que são levados aos femininos por meio da água; -Os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas; -Tem também uma fase assexuada onde o organismo produz esporos, que podem se tornar um novo organismo.
Pteridófitas:
-Samambaias, xaxins e avencas são os principais representantes;
-Apresentam tecidos verdadeiros;
-Órgãos: folha, raiz e caule; -Apresentam um sistema de vasos condutores: xilema e floema; -Plantas de porte elevado devido aos vasos desenvolvidos; -Vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados; -Se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada; -Apresentam uma fase produtora de esporos no interior dos soros; -Também apresentam uma fase sexuada, onde os gametas masculinos, por meio da água, são levados ao encontro dos gametas femininos.
Gimnospermas:
-Plantas terrestres que preferem ambientes de clima temperado e frio;
-Possuem raízes, caules e folhas;
-Possuidoras de ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos;
-Diversas espécies, como os pinheiros e as sequoias, tem seus estróbilos bem desenvolvidos. São chamados de cones (gimnospermas coníferas);
-Produzem sementes que se originam nos estróbilos femininos;
-Não produzem frutos;
-Suas sementes são "nuas", pois não ficam dentro de frutos;
-São plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva;
-Não produzem flores;
-Existem espécies hermafroditas.
Angiospermas:
-Possuem vasos condutores de seiva (plantas vasculares);
-Possuem sementes nas quais apresentam flores e frutos;
-Possuem raiz, caule e folhas;
-Grupo que apresenta maior diversidade de espécies (mais de 250000 espécies);
-São facilmente encontradas nos mais diversos ambientes, desde à água até ambientes desérticos;
-Reprodução terceirizada para os insetos, por isso são coloridas ou perfumadas;
-Mais recentes dentre o reino;
Outro fator interessante do reino é o ciclo de vida da fase esporofítica e gametofítica, nas briófitas o gametófito é maior e vive mais, sendo a fase dominante, mas conforme ocorre a evolução o gametófito diminui cada vez mais e tem a vida encurtada, e a fase esporofítica prevalece, tornando-se dominante.
Bibliografia:
Commentaires